Trump anuncia subida de tarifas sobre o aço para 50%
O presidente americano Donald Trump anunciou um aumento de 50% nas tarifas sobre o aço nos Estados Unidos. O anúncio foi realizado em evento na Pensilvânia na sexta-feira. "Vamos impor um aumento de 25%. Vamos aumentar de 25% para 50% as tarifas sobre o aço nos Estados Unidos da América, o que protegerá ainda mais a indústria siderúrgica nos Estados Unidos", disse o presidente.
Ao anunciar a medida, Trump foi aplaudido pelos presentes, em grande parte trabalhadores do setor. Atualmente, a taxa é de 25%. De acordo publicação da Casa Branca na rede social X, a mudança estará em vigor já na próxima semana.
O presidente americano visitou a Pensilvânia para celebrar um acordo entre a US Steel e a Nippon Steel. "Um investimento de US$ 14 bilhões que criará pelo menos 70.000 empregos e garantirá que o aço seja fabricado nos Estados Unidos nas próximas décadas", lê-se na nota.
Ainda segundo o Governo, o objetivo do aumento é "proteger ainda mais a indústria siderúrgica dos EUA da influência estrangeira e da concorrência desleal". No comício, sob mais aplausos, Trump afirmou que "ninguém conseguirá contornar” as novas tarifas.
"Uma indústria siderúrgica forte não é apenas uma questão de dignidade, prosperidade e orgulho; é, acima de tudo, uma questão de segurança nacional", acrescentou o presidente.