Três tanques Leopard doados por Portugal chegaram à Ucrânia

18 tanques Leopard 2, 40 veículos de combate de infantaria e dois veículos blindados de recuperação dados pela Alemanha chegaram também à Ucrânia.
Publicado a
Atualizado a

Os três tanques Leopard doados por Portugal à Ucrânia chegaram esta segunda-feira ao país, assegurou fonte de segurança à agência de notícias Reuters.

Cerca de 18 tanques Leopard 2, 40 veículos de combate de infantaria e dois veículos blindados de recuperação dados pela Alemanha chegaram à Ucrânia. Entre esses, chegaram também três tanques Leopard doados por Portugal.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, confirmou que a Alemanha entregou à Ucrânia tanques blindados Leopard.

"Sim, entregámos tanques Leopard, como anunciado", declarou Scholz numa conferência de imprensa em Roterdão, nos Países Baixos, confirmando uma informação publicada pela revista semanal Der Spiegel, segundo a qual 18 tanques Leopard 2 foram entregues a Kiev.

Segundo a revista, os "últimos tanques deixaram a Alemanha no final da semana passada e foram já entregues" à Ucrânia.

Cerca de 40 veículos de combate de infantaria Marder foram igualmente entregues, acrescentou a Der Spiegel, precisando que o Governo de Olaf Scholz manteve "em segredo o itinerário" de entrega "por razões de segurança".

Depois de ter sido pressionado por todos os lados para enviar Leopard 2 para a Ucrânia, o sucessor de Angela Merkel no executivo alemão deu no final de janeiro 'luz verde' para o envio de tanques pela Alemanha, tendo o envio sido anunciado por Berlim para "fim de março, início de abril".

Soldados ucranianos receberam treino em bases alemãs para manejar tanques pesados de combate Leopard 2 do tipo 2A6.

Os Governos alemão e neerlandês realizaram hoje uma sessão conjunta na cidade portuária de Roterdão, no enorme armazém do museu de arte Boijmans Van Beuningen.

Scholz e o primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, debateram o apoio militar à Ucrânia e a sua cooperação militar "única", que chegou mesmo à fusão de determinadas unidades dos respetivos exércitos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt