Ícone transgénero Caitlyn Jenner candidata ao governo da Califórnia

Estrela de reality shows quer seguir os passos de Arnold Schwarzenegger, que liderou o Estado durante mais de sete anos.

Caitlyn Jenner anunciou sexta-feira que vai avançar como candidata ao governo da Califórnia, para substituir o atual governador democrata, Gavin Newsom, numas eleições que deverão ocorrer no final do ano. Umas eleições "revogatórias", um processo eleitoral que permite convocar um novo escrutínio mediante a recolha de um milhão e meio de assinaturas. Os promotores dizem ter recolhido 2,1 milhões de assinaturas, que estão agora a ser verificadas num tribunal.

Jenner, ex-atleta olímpica, estrela de reality shows e um ícone transsexual, anunciou a intenção de candidatura em comunicado. Embora não tenha feito qualquer referência ao Partido Republicano, há muito que é conhecida a sua ligação aos republicanos. Jenner chegou a apoiar Donald Trump, mas acabaria por retirar esse apoio em outubro de 2018, acusando o então presidente norte-americano de usar a comunidade trans como "peões políticos".

A candidatura do atual governador democrata já reagiu ao anúncio, acusando os republicanos de querer promover um "circo ridículo cheio de apoiantes de Trump".

Caitlyn Jenner foi campeã olímpica nos Jogos de Montreal, em 1976. Casada com Kris Jenner, matriarca do clã Kardashian, foi uma das figuras do popular reality show "Keeping Up with the Kardashians". A transição de género em 2015 foi, aliás, acompanhada no programa.

A concretizar-se o avanço de Caitlyn Jenner, não será a primeira vez que uma celebridade concorre ao cargo de governador da Califórnia, estado que foi liderado durante mais de sete anos pelo ator Arnold Schwarzenegger, que venceu a corrida em nome dos republicanos em 2003.

.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG