Texas teme novas cheias enquanto balanço de mortos já ultrapassa 80
O centro do Texas continua sob risco de inundações esta segunda-feira (7), com a previsão de mais chuvas a dificultar os trabalhos de busca por dezenas de desaparecidos, após as cheias do fim de semana prolongado que já mataram pelo menos 82 pessoas. As informação são da Associated Press (AP) e da CNN EUA.
A notícia da AP avança que o condado de Kerr, a região mais atingida, contabiliza 68 mortos, incluindo 28 crianças, segundo o xerife Larry Leitha. Entre os desaparecidos estão dez jovens meninas e uma monitora do Camp Mystic, um campo de férias à beira do rio Guadalupe, que subiu mais de seis metros em apenas duas horas na madrugada de sexta-feira.
Os moradores começaram a limpar o que sobrou das casas e a relatar fugas dramáticas. Reagan Brown contou que os pais, ambos octogenários, escaparam por pouco das águas para um abrigo improvisado no alto de um terreno e ainda resgataram uma vizinha de 92 anos. “Juntaram-se ali com os vizinhos e passaram a noite todos juntos”, disse.
O governador Greg Abbott confirmou que há 41 pessoas oficialmente desaparecidas em vários condados e avisou que mais chuva pode agravar a situação nos próximos dias. As autoridades já enfrentam críticas por alegada falta de preparação numa zona historicamente vulnerável a cheias.
Equipas de resgate continuam a remover troncos e destroços dos rios, à medida que a esperança de encontrar sobreviventes diminui. Mesmo assim, familiares de desaparecidos e voluntários insistem em procurar por conta própria.
O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou domingo estado de emergência no condado de Kerr e anunciou que deverá visitar a região na sexta-feira. “É uma coisa horrível o que aconteceu, absolutamente horrível”, comentou aos jornalistas.
Em Roma, o Papa Leo XIV deixou também uma mensagem de solidariedade às vítimas: “Rezamos por todos, especialmente pelas meninas que estavam no campo de férias e pelas suas famílias.”
Com a previsão de mais chuvas e a contagem a subir, as equipas de socorro prometem não parar. O governador texano garantiu que as autoridades estão a trabalhar 24 horas por dia e declarou o domingo (6) um dia de oração no estado.