"Tanta destruição". Joe Biden ataca Trump no seu primeiro discurso enquanto ex-presidente
"Vejam o que aconteceu: ainda não passaram 100 dias e esta nova administração já causou tantos danos e tanta destruição", disse Joe Biden na terça-feira, naquele que foi o seu primeiro discurso enquanto ex-presidente e no qual lançou um forte ataque ao seu sucessor, Donald Trump.
"Aconteceu tudo tão depressa, é de cortar a respiração", acrescentou Biden, 82 anos, que deixou a Casa Branca a 20 de janeiro, neste discurso numa conferência dedicada à Segurança Social pontuado com momentos de humor mas também marcado por algumas hesitações.
Joe Biden acusou a administração Trump de atacar a Segurança Social, a agência federal responsável pela distribuição de pensões públicas e benefícios de invalidez a 68 milhões de beneficiários.
"Estão a atacar a Segurança Social com um machado, despedindo mil funcionários públicos, incluindo os mais experientes. Estão a preparar-se para expulsar milhares de outros", denunciou o antigo chefe de Estado.
"Nos 90 anos desde que Franklin D. Roosevelt criou o sistema de Segurança Social, as pessoas receberam sempre os seus cheques. Receberam-nos durante guerras, recessões, pandemias. Acontecesse o que acontecesse recebiam-nos, mas agora, pela primeira vez, isso pode mudar. Seria uma calamidade para milhões de famílias, milhões de pessoas”, afirmou.
"Porque é que o querem roubar? É para dar enormes cortes de impostos aos multimilionários", insistiu o ex-presidente democrata. "A Segurança Social merece ser protegida para o bem de toda a nação", disse. "Não se trata apenas de pensões. Trata-se de honrar um laço fundamental de confiança entre o Estado e o povo", defendeu.
Entretanto, a administração da Segurança Social reagiu contra as observações de Biden através da sua conta oficial na rede social X, acusando o ex-presidente de estar a "mentir aos americanos".