Sismo de magnitude 6,9 nas Filipinas faz pelo menos 20 mortos
Reprodução

Sismo de magnitude 6,9 nas Filipinas faz pelo menos 20 mortos

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico descartou qualquer ameaça de tsunami devido a este terramoto
Publicado a
Atualizado a

Um sismo forte de magnitude 6,9 ocorreu esta terça-feira à noite (hora local) ao largo da costa central das Filipinas e fez pelo menos 20 mortos e mais de 30 feridos, de acordo com o The New York Times, que cita fontes governamentais.

Inicialmente, o Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) tinha divulgado uma magnitude de 7,0, mas reviu em baixa para 6,9, segundo a AFP.

A agência filipina de sismologia alertou para uma possível “perturbação menor do nível do mar”.

Nesse sentido, exortou os habitantes das ilhas centrais de Leyte, Cebu e Biliran a “manterem-se afastados da praia e a não se dirigirem para a costa”.

O epicentro do sismo foi localizado a cerca de 11 quilómetros a és-sudeste de Calape, um município da província de Bohol com cerca de 33 mil habitantes.

Residentes em Bogo (Cebu) anunciaram nas redes sociais que o centenário Santuário Arquidiocesano de Santa Rosa de Lima, em Daanbantayan, desabou parcialmente, segundo o jornal The Philippine Daily Inquirer.

Pelo menos quatro prédios desabaram, três edifícios governamentais foram danificados e seis pontes e uma estrada ficaram inacessíveis, segundo as autoridades de Cebu.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico declarou que “não existe ameaça de tsunami devido a este terramoto” e que “não é necessária qualquer ação”.

As Filipinas registam frequentemente atividade sísmica devido à posição no chamado “Círculo de Fogo” do Pacífico.

A maioria dos abalos é demasiado fraca para ser sentida pela população, mas ocorrem de forma aleatória sismos fortes e destrutivos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt