Sismo de magnitude 6,4 no Nepal faz 157 mortos e 199 feridos

O sismo ocorreu pouco antes da meia-noite, quando muitas pessoas já dormiam em suas casas e o abalo também foi sentido na capital da Índia, Nova Deli. Autoridades nepalesas acreditam que o número de mortos vai aumentar.
Publicado a
Atualizado a

Um sismo de magnitude 6,4 escala de Richter no Nepal causou a morte a pelo menos 157 pessoas na região montanhosa do noroeste nesta sexta-feira, adiantaram as autoridades nepalesas.

O Centro Nacional de Monitorização e Investigação de Terremotos do Nepal mediu o abalo em magnitude 5,6 e indicou que o seu epicentro foi em Jajarkot, que fica a cerca de 400 quilómetros a nordeste da capital nepalesa, Katmandu.

"O número de vítimas do terremoto chegou a 157 - 105 em Jajarkot e 52 em Rukum", disse à AFP o porta-voz da polícia nacional, Kuber Kathayat.

Outras 199 pessoas ficaram feridas no terremoto, acrescentou.

As forças de segurança foram enviadas para ajudar nas operações de resgate, disse à AFP o porta-voz da polícia da província de Karnali, Gopal Chandra Bhattarai. "A distância dos distritos dificulta a passagem da informação", acrescentou.

"Algumas estradas foram bloqueadas pelos danos, mas estamos a tentar chegar à área por rotas alternativas".

O sismo ocorreu pouco antes da meia-noite, quando muitas pessoas já dormiam em suas casas e o abalo também foi sentido na capital da Índia, Nova Deli.

O primeiro-ministro nepalês, Pushpa Kamal, já expressou "profunda tristeza pelos danos humanos e materiais causados pelo terramoto".

Na vizinha Índia, o primeiro-ministro ​​​​​​​Narendra Modi disse estar "profundamente entristecido" pela perda de vidas.

Terramotos são comuns nas montanhas do Nepal.

Em 2015, um sismo de magnitude 7,8 matou cerca de 9 mil pessoas e danificou cerca de um milhão de estruturas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt