Sismo de 7,2 no nordeste do Japão. Alerta tsunami levantado
Um forte sismo de magnitude 7,2 atingiu este sábado a costa nordeste do Japão. A agência meteorológica do Japão (JMA) divulgou um comunicado sobre um alerta de tsunami, que entretanto já foi levantado
O terremoto ocorreu às 18.09 (9.09 em Portugal continental) nas águas do Pacífico, ao largo da região de Miyagi, com uma profundidade de 60 quilómetros, disse a JMA.
Não há relatos de danos provocados pelo sismo em Miyagi e as autoridades locais estão a inspecionar as instalações nucleares da região, de acordo com a imprensa local.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos estimou a intensidade do terremoto em magnitude 7,0. Este aviso de terremoto e tsunami chega poucos dias depois de o Japão assinalar 10 anos desde o catastrófico terremoto de magnitude 9,0 de 11 de março de 2011, que desencadeou um tsunami assassino. Foi o chamado desastre triplo afetou o nordeste do Japão, incluindo Miyagi.
No mês passado, a região foi abalada por outro forte terremoto que feriu dezenas de pessoas.
O Japão está situado no "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende pelo sudeste da Ásia e pela bacia do Pacífico.
O país é regularmente atingido por terremotos e possui rígidas regulamentações de construção destinadas a garantir que os edifícios possam suportar fortes tremores.