Seis pessoas encontradas mortas em pântano perto da fronteira entre Canadá e EUA
Corpos encontrados pertencem a pessoas de duas famílias: uma com ascendência romena e passaporte canadiano, a outra oriunda da Índia.
Seis pessoas de duas famílias, uma de ascendência romena com passaporte ucraniano e outra oriunda da Índia, foram encontradas mortas num pântano perto da fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos depois de tentarem chegar ilegalmente ao território dos EUA, informou esta sexta-feira a polícia local.
Relacionados
Os corpos foram descobertos esta quinta-feira perto de um barco que se encontrava virado e que pertence a um homem dado como desaparecido da comunidade de Akwesasne Mohawk.
"Acredita-se que os seis indivíduos sejam de duas famílias, uma descendente de romenos e a outra com nacionalidade indiana", afirmou a vice-chefe da polícia local, Lee-Ann O'Brien, em conferência de imprensa.As vítimas são cinco adultos e uma criança com menos de três anos. "Acredita-se que todos tentaram entrar ilegalmente nos Estados Unidos vindos do Canadá", disse O'Brien, que acrescentou que uma segunda criança cujo passaporte foi recuperado de um dos corpos também está desaparecida, estando a ser procurada por equipas de mergulho da polícia.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O barco foi descrito como "muito pequeno" devido às más condições meteorológicas, incluindo chuva, granizo e vento forte. "Não era um bom momento para estar na água", afirmou O'Brien.
O primeiro corpo foi encontrado durante buscas aéreas na zona. As autoridades aguardam a autópsia e os resultados dos testes toxicológicos para determinar a causa da morte.
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse que "esta é uma situação de partir o coração", principalmente porque está uma criança entre as vítimas.
O território tribal Mohawk abrange as províncias canadianas de Quebeque e Ontário e o estado americano de Nova Iorque.
O'Brien observou um recente "aumento de pessoas que passam por Akwesasne para entrar nos Estados Unidos", com 48 travessias desde o início do ano. Depois de passar para o outro lado da fronteira, normalmente essas pessoas são recolhidas em terra e transportadas de carro para o estado de Nova Iorque.
Duas outras pessoas foram encontradas perto da fronteira nos últimos meses enquanto tentavam passar ilegalmente a fronteira, dos EUA para o Canadá.
Os dois países fecharam um acordo para gerir a crescente questão das migrações sem documentos durante a visita de Joe Biden à capital canadiana Ottawa na semana passada.