Exclusivo Sánchez vs. Feijóo: do "silenciar" dos legisladores às "cinzas" da democracia

A menos de um ano das eleições, primeiro-ministro e líder da oposição esgrimem ataques no Senado. Barómetro ​​​​​​​CIS é a única sondagem que ainda dá vantagem ao PSOE.

O cenário político em Espanha é de confronto aberto entre o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e o líder da oposição, Alberto Núñez Feijóo. Tendo como pano de fundo a reforma judicial e as alterações que o governo quer fazer nas nomeações para o Tribunal Constitucional - estas últimas travadas pelos próprios juízes antes de seguirem para o Senado - os ataques sobem de tom. Sánchez acusou ontem Feijóo de "silenciar" as Cortes Gerais, com o líder do Partido Popular (PP) a responder acusando o socialista de deixar a democracia espanhola em "cinzas".

"A sua grande contribuição nos nove meses que leva na política nacional é silenciar as Cortes Gerais", disse Sánchez no confronto com Feijóo no Senado, o último do ano. "Os poderes que o acompanham e lhe fazem cobertura, que o dirigem a si e ao seu partido, cada vez menos ocultos, conseguiram um feito histórico, que é tirar capacidades aos parlamentares, tirar-lhes a faculdade de debater, propor e legislar", acrescentou o primeiro-ministro socialista. "Você que vinha trazer moderação, foi mais longe do que o seu antecessor [Pablo Casado], talvez porque não quer que lhe aconteça o mesmo", referiu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG