Rússia aplica à Google multa de valor superior ao PIB mundial
Robyn Beck / AFP

Rússia aplica à Google multa de valor superior ao PIB mundial

Para tribunal russo, em causa o bloqueio da gigante tecnológica a canais de YouTube de vários media russos. Os casos remontam a 2020 e a 2022.
Publicado a
Atualizado a

Não para de aumentar a multa que a Rússia quer aplicar à Google, um valor sem precedentes que já é superior ao PIB mundial. O caso remonta a 2020 e a 2022, ano em que começou a invasão russa da Ucrânia, e está relacionado com o bloqueio da gigante tecnológica a canais de YouTube de vários media russos.

É improvável (impossível será o termo mais correto) que a Google vá pagar uma multa que ascende já a 2,5 decilhões de dólares, um número que escrito por extenso seria seguido de 33 zeros, muito superior ao valor estimado da economia mundial, que se situa nos 100 biliões de dólares, conforme indica o The Telegraph.

O valor começou a acumular há quatro anos quando a principal empresa do grupo Alphabet bloqueou no YouTube o canal de propaganda pró-Kremlin Tsargrad TV, propriedade do oligarca Konstantin Malofeev.

Nessa altura, foi aplicada à gigante tecnológica norte-americana uma multa diária de 100 mil rublos. As autoridades judiciais russas avisaram a Google que o valor duplicaria a cada 24 horas caso não fosse pago. O que não aconteceu.

Em 2022, ano em que a Rússia deu início à ofensiva militar em território ucraniano, a Google agravou a multa ao bloquear mais canais de TV russos por suspeitas de desinformação e propaganda sobre a guerra na Ucrânia. No total, mais de uma dezena de media russos foram bloqueados. 

Em declarações à Tass, agência de notícias estatal russa, o advogado Ivan Morozov afirmou que a Google deve agora dois undecilhões de rublos - um valor que equivale a um número de 36 dígitos e que está aumentar diariamente devido ao não pagamento, escreve a agência de notícias.

Ouvida pela TASS, Antonina Levashenko, diretora do Centro de Competência e Análise das Normas da OCDE do Instituto de Estudos Empresariais da Academia Presidencial Russa, afirmou que o montante da multa já excede o valor da empresa.  

A Google “claramente não vai pagar esta indemnização, e a Federação Russa não vai conseguir este dinheiro”, disse, por sua vez, Roman Yankovsky, especialista do Instituto russo de Educação HSE. 

A subsidiária russa da Google declarou falência após a invasão da Ucrânia pelas forças de Moscovo, iniciada em fevereiro de 2022, quando a justiça russa bloqueou as contas bancárias da empresa norte-americana no país liderado por Vladimir Putin. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt