Rússia acusa Ucrânia de usar corredor de cereais para fazer ataque com drones

O Ministério da Defesa russo garante que os destroços drones que recolheram estavam na zona segura de um corredor de cereais.
Publicado a
Atualizado a

A Rússia revelou este domingo que recuperou os destroços dos drones que atacaram sua frota naval na cidade de Sebastopol, na Crimeia, garantindo que o exército ucraniano usou a "zona segura" de um corredor de cereais, do qual lançaram os aparelhos a partir de um "navio civil".

"Os drones marinhos estavam na zona segura do corredor de cereais", assegurou o Ministério da Defesa da Rússia, explicando que "recolheu" alguns dos destroços dos drones do mar.

As autoridades russas garantem que um dos drones pode ter sido lançado "de um dos navios civis fretados por Kiev ou pelos seus mestres ocidentais para a exportação de produtos agrícolas a partir dos portos marítimos da Ucrânia".

Na prática, esta alegação russa serve para justificar o facto de ter suspendido o acordo para a exportação dos cereais ucranianos.

A Rússia alega ainda que alguns dos drones utilizados no ataque à Crimeia tinham "módulos de navegação feitos no Canadá".

O Ministério da Defesa de Moscovo garante que os seus especialistas "fizeram uma análise dos módulos de navegação fabricados no Canadá instalados nos veículos marítimos não tripulados".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt