Arnold Schwarzenegger. MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Arnold Schwarzenegger. MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Relógio que fez Schwarzenegger ser detido em aeroporto rendeu 270 mil euros

O ator não declarou o relógio e esteve temporariamente detido no aeroporto de Munique. O caso acabou bem.
Publicado a
Atualizado a

Arnold Schwarzenegger foi temporariamente detido, na quarta-feira, no aeroporto de Munique, na Alemanha, por não ter declarado um relógio de luxo destinado a um evento de solidariedade. A peça rendeu 270mil euros no evento da sua organização sem fins lucrativos, a Iniciativa Climática Schwarzenegger, que se realizou na quinta-feira.

"No meio da luta contínua contra a poluição, também testemunho os progressos alcançados. Percorremos um longo caminho. Hoje, muitas pessoas estão aqui para fazer parte da solução", disse Schwarzenegger no jantar, na Áustria, para apoiar iniciativas climáticas. "Agradeço a todos os que se juntaram à minha luta contra a poluição".

O relógio foi vendido por 270 mil euros e, no total, o evento angariou 1,31 milhões de euros com a venda de peças de arte e jóias únicas.

O ator e antigo governador do estado da Califórnia foi detido, na quarta-feira, por agentes aduaneiros à chegada a Munique, tendo sido iniciada uma investigação por alegada evasão fiscal uma vez que o relógio iria ser vendido na Europa. Schwarzenegger ficou retido durante três horas.

"Ele não declarou um produto. Um produto que foi importado de países terceiros para poder permanecer na UE. E este processo aplica-se a toda a gente", afirmou o assessor de imprensa Alfândega de Munique, Thomas Meister.

Segundo as regras de entrada na União Europeia, todas as pessoas que entrem neste espaço com dinheiro ou artigos de valor acima de 10 mil euros tem de os declarar na Alfândega.

No entanto, na altura de pagar a multa aconteceram vários eventos caricatos. No momento de pagar, o terminal de pagamento com cartões não estava a funcionar, e Schwarzenegger foi acompanhado até a um multibanco para levantar o dinheiro. No entanto, o limite de levantamente nessa caixa era demasiado baixo para o valor que era necessário e o banco estava fechado. Finalmente, regressados ao aeroporto, outro funcionário trouxe um segundo terminal onde foi possível concluir o pagamento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt