Rainha Isabel participa nas celebrações do Jubileu após problemas de saúde

Estão planeadas para o início de junho quatro dias de celebrações públicas do Jubileu de Platina da Rainha, incluindo desfiles militares e um concurso público, além de piqueniques e um concerto pop.

A Rainha Isabel II participou num evento de celebração do Jubileu de Platina em Windsor, este domingo, dias depois de problemas de saúde e a idade avançada a impedirem de fazer a abertura do parlamento do Reino Unido pela primeira vez em quase 60 anos.

A monarca de 96 anos usou uma bengala para chegar ao camarote do espetáculo "A Gallop Through History", perto do Castelo de Windsor, a oeste de Londres.

O público aplaudiu a Rainha de pé no espetáculo equestre repleto de estrelas, liderada pelos atores de Hollywood Tom Cruise e Helen Mirren.

Na sexta-feira, a Rainha passou quase uma hora no Royal Windsor Horse Show no mesmo local, numa das cada vez mais raras aparições públicas.

Na semana passada, Isabel II falhou a abertura oficial do parlamento, a primeira vez desde 1963.

As autoridades atribuíram a sua ausência a "problemas de mobilidade episódicos" - entendidos como dificuldades para andar e ficar em pé - que a acompanham desde o ano passado. Um internamento não planeado em outubro passado e a fragilidade levaram-na a retirar-se de uma série de compromissos públicos.

A Rainha foi vista em público pela última vez no final de março, no serviço memorial da Abadia de Westminster para o seu falecido marido, o Príncipe Filipe. Nesse evento utilizou uma bengala e precisou de ajuda para chegar ao seu lugar.

As suas aparições cada vez mais raras, além de ter tido covid-19 no início deste ano, e alimentam preocupações quanto à sua saúde no ano em que celebra 70 anos no trono.

Estão planeadas para o início de junho quatro dias de celebrações públicas do Jubileu de Platina da Rainha, incluindo desfiles militares e um concurso público, além de piqueniques e um concerto pop.

O seu filho mais velho, o príncipe Carlos, de 73 anos, apareceu na abertura do parlamento britânico, no mais claro sinal de que o reinado da Rainha Isabel II pode estar a chegar ao fim.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG