Quem atacar viaturas da Tesla arrisca 20 anos de prisão, avisa Trump. "Andamos à vossa procura" (com vídeos)
O presidente dos EUA usou as redes sociais para deixar um aviso dirigido a todos os responsáveis pelos ataques aos automóveis elétricos da marca Tesla, do milionário Elon Musk. "As pessoas que forem apanhadas a sabotar Teslas terão grandes hipóteses de ir para a prisão até vinte anos", escreveu Donald Trump.
O aviso do presidente norte-americano também se estende aos que financiam os ataques às viaturas da Tesla, que têm sido registados desde que Elon Musk é responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) com a missão de cortar nos gastos públicos e na burocracia do governo federal.
"Andamos à vossa procura", lê-se na mensagem do presidente dos EUA, partilhada na sua rede social Truth Social. Elon Musk partilhou a mensagem de Trump, vincando que "especialmente os financiadores" estarão na mira da justiça.
Os ataques a veículos elétricos da Tesla em várias cidades norte-americanas foram considerados pelo governo federal como "terrorismo doméstico" no início desta semana.
Incêndios em concessionárias em Las Vegas e Kansas City foram alguns dos incidentes registados nos últimos dias, tendo levado o FBI a investigar estes casos como possíveis atos de terrorismo.
Na terça-feira, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, classificou os vários ataques à Tesla como "terrorismo doméstico". O Departamento de Justiça informou, aliás, que várias pessoas já tinham sido acusadas de possíveis atos de terrorismo por ataques à empresa de Musk.
"Continuaremos as investigações que imporão consequências severas aos envolvidos nestes ataques, incluindo aqueles que operam nos bastidores para coordenar e financiar estes crimes", destacou Pam Bondi.
"Já existiu um nível tão grande de violência coordenada contra uma empresa pacífica?", questionou Elon Musk, após terem sido registados mais ataques à sua empresa. "Compreendo que não se queira comprar um produto, mas isto é fogo posto e destruição extrema!", lamentou o milionário.
Um dos ataques mais recentes aos veículos elétricos da Tesla aconteceu em Las Vegas. Pelo menos cinco carros foram danificados, dos quais dois ficaram carbonizados, de acordo com as autoridades.
Antes, numa rua em Seattle, testemunhas contaram que um homem deitou gasolina num Tesla Model S, tendo provocado um incêndio. Na mesma cidade, quatro Cybertrucks foram incendiados num parque de estacionamento da empresa de Musk, conta o site G1, da Globo.
Já na Carolina do Sul, um homem foi detido por ter ateado fogo em estações de carregamento da Tesla perto de Charleston. O detido tinha no seu quarto e na carteira mensagens contra a administração de Trump e o DOGE.
Também na Europa foram registados episódios de violência contra a propriedade da empresa de Musk.