Programa da Ukrainian Hub em Portugal acolhe mulheres ucranianas refugiadas

A primeira fase do programa Amarelo/Azul conta com 40 participantes e pretende fornecer às mulheres ucranianas "ferramentas necessárias para que possam começar os seus próprios negócios e criar uma fonte de rendimento".

O programa Amarelo/Azul da fundação Ukrainian Hub em Portugal acolhe mulheres ucranianas refugiadas.

A Ukrainian Hub incluiu 8 programas educacionais e boot camps para startups, incluindo viagens de estudo a Silicon Valley e Programas de Liderança Feminina.

Segundo o comunicado enviado às redações, em Portugal, a associação apoia os empreendedores e startups ucranianos, deslocados devido à guerra através de orientação, consultoria e ligação com ecossistemas internacionais de startups.

Um dos primeiros projetos da Ukrainian Hub em Portugal é o Amarelo/Azul que pretende fornecer a mulheres ucranianas refugiadas "as ferramentas necessárias para que possam começar os seus próprios negócios e criar uma fonte de rendimento", lê-se no comunicado.

"Criámos um programa de formação em empreendedorismo e aptidões digitais, destinado a refugiadas ucranianas, que as dotará das ferramentas necessárias para a criação de uma fonte de rendimento para as suas famílias. Em paralelo, as empresas fundadas por refugiadas fomentarão um novo ecossistema de criação de emprego e prestação de serviços tanto aos refugiados quanto às comunidades locais, contribuindo assim para o desenvolvimento destas comunidades", comenta Olesia Malovana, uma das fundadoras da Ukrainian hub, citada no comunicado.

O programa deu início em janeiro e recebeu mais de 100 inscrições, das quais foram selecionadas 40 participantes. As participantes deste projeto estão a receber mentoria personalizada de empreendedores experientes, benefícios proporcionados pelos parceiros da Ukrainian hub e palestras online.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG