Primeiro-ministro espanhol recebeu carta com explosivo na semana passada

Além de Sánchez e da embaixada da Ucrânia em Madrid, também o Ministério da Defesa, a Base Aérea de Torrejón de Ardoz e uma empresa de Saragoça que fabrica material militar também foram destinatários de envelopes com artefactos.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, recebeu uma carta que continha um explosivo na semana passada que era "semelhante" a uma que explodiu esta quarta-feira na embaixada da Ucrânia em Madrid, informou o Ministério do Interior nesta quinta-feira.

O envelope, "que continha material pirotécnico" e era endereçado a Sánchez, chegou a 24 de novembro e foi "detetado e neutralizado pelos serviços de segurança", acrescentou o ministério em comunicado.

Além do líder do Governo e da embaixada da Ucrânia em Madrid, também o Ministério da Defesa, a Base Aérea de Torrejón de Ardoz e uma empresa de Saragoça que fabrica material militar também foram destinatários de envelopes com artefactos nos últimos dias.

A polícia espanhola acredita que todos os casos estão ligados, estando as autoridades a investigar a origem dos mesmos e a tentar detetar eventuais mais envelopes com explosivos que possam surgir.

O Ministério da Administração Interna convocou uma conferência de imprensa para esta manhã para dar mais informações sobre estes casos.

Um homem ficou esta quarta-feira ferido sem gravidade na embaixada da Ucrânia em Madrid devido à explosão de um artefacto que estava dentro de um envelope, segundo a Polícia Nacional de Espanha.

Fontes da polícia citadas por meios de comunicação espanhóis revelaram que o homem ferido é um funcionário da embaixada que tinha recebido o envelope que explodiu.

A polícia recebeu o alerta da embaixada ucraniana por volta das 13:15 locais (12:15 em Lisboa) e foi ativado um dispositivo de segurança e antiterrorista, que inclui peritos em explosivos e cães treinados que estão a inspecionar todo o edifício, segundo as mesmas fontes.

De acordo com a Europa Press, o envelope continha no interior elementos de pirotecnia e era dirigido ao próprio embaixador, Sergei Pohoreltsev.

O funcionário ferido já recebeu assistência médica e regressou à embaixada em Madrid.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG