Trump com a nova primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi
Trump com a nova primeira-ministra japonesa Sanae TakaichiEPA-JAPAN POOL VIA JIJI PRESS

Primeira-ministra japonesa oferece taco de golfe a Trump e vai propô-lo para Nobel da Paz 2026

Sanae Takaichi ofereceu ao presidente dos EUA um taco de golfe usado por Shinzo Abe, antigo primeiro-ministro japonês assassinado em 2022.
Publicado a
Atualizado a

A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, afirmou esta terça-feira, 28 de outubro, durante um encontro com o Presidente norte-americano, a intenção de nomear Donald Trump para Prémio Nobel da Paz de 2026, anunciou a Casa Branca.

Takaichi junta-se à lista de líderes estrangeiros aliados do Presidente dos Estados Unidos, que solicitaram o prémio para Donald Trump, em reconhecimento da mediação de diversos conflitos internacionais, incluindo o recente acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Trump expressou várias vezes o desejo de vencer este prémio em 2025, que acabou por ser atribuído à líder da oposição venezuelana María Corina Machado.

"A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, anunciou a nomeação do Presidente para o Prémio Nobel da Paz", disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a repórteres, no final do encontro privado entre Trump e Takaichi em Tóquio.

Antes, durante o discurso de abertura do encontro - parte que esteve aberta à imprensa - a primeira-ministra conservadora elogiou o trabalho de Trump na mediação do cessar-fogo entre Tailândia e Camboja, bem como o "feito histórico sem precedentes" no Médio Oriente.

"O primeiro-ministro [Shinzo] Abe falou-me muitas vezes da sua diplomacia dinâmica", disse Takaichi, evocando a boa amizade que Trump e o governante japonês, assassinado em 2022, mantiveram durante o primeiro mandato do republicano.

De resto, Sanae Takaichi aproveitou para oferecer ao presidente dos EUA, um taco de golfe usado por Shinzo Abe. Exibido numa vitrina de vidro ao lado de uma bola de golfe coberta a ouro e um saco assinados pelo cotado golfista japonês Hideki Matsuyama, o taco foi apenas uma de uma série de referências ao vínculo de Trump com Abe durante o primeiro mandato do presidente norte-americano.

Acordo sobre terras raras

O Japão e os Estados Unidos concordaram também em formalizar parcerias para reatores nucleares de nova geração e fornecimento de terras raras, adianta a agência Reuters.

Tóquio procura retornar aos mercados de exportação com a sua tecnologia nuclear e ambos os países tentam reduzir o domínio da China sobre os principais componentes eletrónicos.

A China processa mais de 90% das terras raras do mundo e recentemente apliou as restrições às exportações, aumentando preocupações globais sobre a cadeia de suprimentos.

Trump com a nova primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi
Trump declara em Tóquio que EUA são aliados do Japão "ao mais alto nível"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt