Presidência russa do Conselho de Segurança é "piada de mau gosto"
A Rússia presidiu pela última vez o Conselho de Segurança das Nações em fevereiro de 2022, mês em que lançou a ofensiva na Ucrânia.
A Ucrânia disse esta quinta-feira que a presidência da Rússia do Conselho de Segurança das Nações Unidas a começar no dia 1 de abril "é uma piada de mau gosto".
Relacionados
"A presidência russa do Conselho de Segurança a começar no dia 1 de abril é uma piada de mau gosto. A Rússia usurpou o seu lugar, está a travar uma guerra colonial, o seu líder é um criminoso de guerra procurado pelo Tribunal Penal Internacional por sequestrar crianças", escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano Dmytro Kuleba no Twitter.
"O mundo não pode ser um lugar seguro com a Rússia no Conselho de Segurança das Nações Unidas", acrescentou.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A presidência deste órgão roda todos os meses entre os 15 estados membros. A Rússia teria pouca influência nas decisões mas seria responsável por definir a agenda.
A Ucrânia pediu que a Rússia seja removida do Conselho de Segurança devido à invasão iniciada em fevereiro do ano passado. A Rússia presidiu o Conselho pela última vez em fevereiro de 2022, mês em que o Kremlin enviou tropas para a Ucrânia.