Polícia acredita que há uma leoa à solta em Berlim. População aconselhada a não sair de casa

Imagens de vídeo feitas por testemunhas oculares parecem confirmar que se trata de uma leoa. Vários helicópteros apoiam autoridades na operação que visa capturar o animal.
Publicado a
Atualizado a

A polícia alemã pediu aos moradores dos subúrbios do sul de Berlim que fiquem em casa esta quinta-feira, enquanto procuram na área um animal selvagem que está à solta, aparentemente trata-se de uma leoa. A população foi ainda aconselhada a manter os seus animais de estimação dentro das habitações.

O alarme foi emitido após duas pessoas terem visto o que parecia ser uma leoa a perseguir um javali numa rua a menos de cinco quilómetros da capital alemã.

"Por volta da meia-noite, recebemos uma mensagem difícil de imaginar. Dois transeuntes que viram um animal a perseguir outro", disse Daniel Keip, porta-voz da polícia de Brandemburgo, à rádio RBB.

"Um era um javali e o outro era, aparentemente, um animal selvagem, uma leoa. Os dois homens gravaram o vídeo nos telefones e até agentes da polícia experientes tiveram que admitir que provavelmente era uma leoa", acrescentou.

A polícia de Berlim alertou depois a população sobre a presença do animal selvagem na rua, colocando, inicialmente, os subúrbios do sudoeste em alerta e, depois, expandindo a área de busca.

Enquanto as autoridades, apoiadas por vários helicópteros, vasculhavam a área ao redor das comunidades de Kleinmachnow, Teltow e Stahnsdorf, foi pedido aos moradores que ficassem em casa no início de mais um dia de trabalho.

"O animal selvagem que escapou ainda não foi encontrado!", escreveu a polícia de Brandemburgo, região ao redor de Berlim, no Twitter. "Pedimos que não saiam de casa." Animais de estimação também devem permanecer dentro de casa, acrescentaram as autoridades.

Não é claro de onde a leoa poderá ter fugido. "Em nenhum parque de animais, zoológicos ou circos falta um animal deste tipo", disse o porta-voz da polícia à RBB.

Nas buscas, a polícia conta com o recurso a drones, que obtêm imagens aéreas da zona onde esta a decorrer a operação que visa capturar o animal selvagem.

Um veterinário e dois caçadores também se juntaram às buscas.

Uma porta-voz do município de Kleinmachnow disse à RBB que as creches foram instruídas a manter as crianças dentro dos edifícios, e aos vendedores de um mercado local foi-lhes pedido para não montarem as suas bancas.

Assim que o animal for encontrado, provavelmente será sedado com um tranquilizante e levado para um abrigo de animais, disse o porta-voz da polícia de Brandemburgo.

Se alguém deparar-se com animal selvagem, o principal é não entrar em pânico, disse Florian Eiserlo, da organização de bem-estar animal "Vier Pfoten" (Quatro Patas).

"Fique parado, calmo, tente ir para uma área segura, como um carro ou um prédio", disse Eiserlo ao jornal Rheinische Post.

Não é a primeira vez que os alemães são instruídos a ficar atentos a animais selvagens à solta.
Em maio, moradores da cidade de Erfurt, no centro da Alemanha, ficaram chocados ao ver um canguru numa rua movimentada depois de escapar de uma propriedade privada.

Em 2019, foram precisos vários dias para que uma cobra mortal fosse recapturada na cidade de Herne, no oeste do país, onde os moradores foram instruídos a manter as janelas fechadas.

Em 2016, os tratadores do zoológico alemão tiveram que matar um leão depois do animal ter escapado do local onde estava na cidade de Leipzig, no leste. Um tranquilizante não conseguiu detê-lo.

Notícia atualizada às 10:33

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt