Padre ortodoxo chama herege ao Papa Francisco

Incidente aconteceu este sábado em Atenas

Um padre ortodoxo grego chamou "herege" ao Papa Francisco quando o chefe da Igreja Católica estava a entrar no arcebispado ortodoxo de Atenas, para um encontro com o chefe da Igreja Ortodoxa Grega, e acabou retirado do local pela polícia.

No vídeo é possível ver o homem, que estava vestido com túnica e chapéu pretos e tinha uma longa barba branca, e que a Imprensa identificou como sendo um padre ortodoxo, gritando em grego do lado de fora do prédio: "Papa, você é um herege."

Segundo testemunhas ouvidas pela Reuters, o padre ortodoxo gritou suficientemente alto para ser ouvido pelo Papa, antes de a polícia o empurrar. Não se sabe se foi ou não detido. No entanto, alguma Imprensa grega falou com ele para saber porque o fez: "Eu disse que ele é um herege, para se arrepender. É inaceitável o Papa na Grécia, ele deveria arrepender-se."

Francisco chegou este sábado à Grécia para uma visita de três dias com o objetivo de aproximar os católicos gregos. Desde que o Cristianismo se dividiu nas igrejas Católica Romana e Ortodoxa Oriental, no Grande Cisma de 1054, que as relações entre as duas igrejas têm sido conturbadas. Em 2001, o Papa João Paulo II chegou a pedir desculpa pelo papel dos católicos.

No seu discurso frente ao arcebispo ortodoxo, Beatitude Ieronymos II, Francisco pediu perdão em nome da Igreja Católica Romana pela sua participação nos erros históricos que levaram à separação das duas correntes.

"Tragicamente, nos últimos tempos distanciámo-nos. As preocupações mundanas envenenaram-nos, as ervas daninhas da suspeita aumentaram a nossa distância e deixámos de cultivar a comunhão", disse Francisco a Ieronymos, a quem conheceu durante a sua primeira viagem à Grécia em 2016.

"Acreditamos que tenha a coragem e a sinceridade de examinar as falhas e omissões dos seus pais", disse Ieronymos a Francisco. "Entre aqueles que querem ser chamados de irmãos cristãos, a melhor linguagem é, e sempre será, a honestidade."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG