"O maior pedaço de Marte na Terra" vendido em leilão por 4,6 milhões de euros
O meteorito que ficou conhecido como "o maior pedaço de Marte na Terra" foi vendido esta quarta-feira em leilão por 5,3 milhões de dólares (quase 4,6 milhões de euros), batendo as estimativas da leiloeira Sotheby's de Nova Iorque que previa que fosse vendido por um máximo de 4 milhões de dólares (3,4 milhões de euros).
A rocha de 25 quilos, oficialmente identificada como NWA 16788, foi descoberta no deserto do Saara, no Níger, por um caçador de meteoritos em novembro de 2023, depois de ter sido lançada da superfície de Marte por um asteroide maciço e percorrido 225 milhões de quilómetros até à Terra, segundo a leiloeira.
A identidade do comprador, que licitou até aos 4,3 milhões de dólares (o milhão adicional é para os custos e para a parte da Sotheby's), não foi revelada.
O meteorito vermelho, castanho e cinzento é cerca de 70% maior do que o segundo maior pedaço de Marte encontrado na Terra e representa quase 7% de todo o material marciano atualmente conhecido no nosso planeta, segundo a Sotheby’s.