O impressionante vídeo que mostra um homem soterrado na neve a ser salvo
Ian Steger caiu num poço de árvore e ficou enterrado de cabeça para baixo. Acabou salvo por um esquiador que se apercebeu do incidente
Um praticante de snowboard, que ficou literalmente enterrado num buraco de cabeça para baixo no Monte Baker, nos Estados Unidos, foi salvo por um outro esquiador que passou pelo local e se apercebeu do sucedido.
O incidente aconteceu no início do mês, mas só agora o vídeo que mostra o salvamento foi publicado nas redes sociais, com uma chamada de atenção para outros praticantes para estarem atentos a situações de emergência idênticas.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Francis Zuber acabou por salvar a vida ao praticante de snowboard, Ian Steger, que ficou soterrado pela neve num poço de árvore, local debaixo das árvores onde existem buracos e a neve não é compacta.
"Quando entrámos na zona das árvores, as passagens eram tão estreitas que todos fizemos os nossos próprios trajetos. O que eu escolhi por acaso era aquele que tinha um grande poço de árvore, um buraco onde acabei por cair", lamentou Steger, que não conseguiu responder aos apelos dos amigos via rádio: "Eu ia morrer numa área onde já andei centenas de vezes."
Um alerta no site da Associação de Areas de Ski (NSAA, na sigla em inglês), indica que nesse tipo de acidentes o esquiador cai numa área de neve profunda, fica imobilizado e pode morrer sufocado. "Pratique sempre esqui com um parceiro a uma distância que seja possível o contacto visual", alerta a associação.