Nobel da Economia para David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens
David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens foram galardoados com o Prémio Nobel da Economia 2021.
O Prémio Nobel da Economia foi atribuído esta segunda-feira a David Card, professor na Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), "pelas suas contribuições empíricas para a economia do trabalho", a Joshua D. Angrist, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Guido W. Imbens, da Universidade de Stanford, EUA, pelas suas "contribuições metodológicas para a análise das relações causais", anunciou a Real Academia Sueca de Ciências.
Relacionados
BREAKING NEWS:
The 2021 Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel has been awarded with one half to David Card and the other half jointly to Joshua D. Angrist and Guido W. Imbens.#NobelPrize pic.twitter.com/nkMjWai4Gn
De acordo com o comité Nobel, os laureados deste ano - David Card recebe metade do prémio e a outra metade é dividida entre Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens -, deram novas perspetivas sobre o mercado de trabalho e mostraram quais as conclusões sobre causa e efeito que podem ser retiradas de experiências naturais.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A abordagem destes três especialistas "estendeu-se a outros campos e revolucionou a pesquisa empírica".
"Muitas das grandes questões nas ciências sociais lidam com causa e efeito. Como a imigração afeta os níveis de remuneração e de emprego? Como é que uma formação mais longa afetará o futuro rendimento de alguém? Estas questões são difíceis de responder porque não temos nada para usar como comparação", refere o comunicado.
"Os laureados deste ano mostraram, porém, que é possível responder a estas e outras questões semelhantes usando experiências naturais. A chave é usar situações em que eventos aleatórios ou mudanças de políticas resultem em grupos de pessoas tratadas de forma diferente, de uma maneira que se assemelha aos ensaios clínicos da medicina", lê-se na nota sobre os galardoados com o prémio Nobel de Economia.
2021 economic sciences laureates Joshua Angrist and Guido Imbens showed what conclusions about cause and effect can be drawn from natural experiments. The framework developed by them has been widely adopted by researchers who work with observational data.#NobelPrize
O Prémio Nobel da Economia é o último a ser anunciado e será entregue, tal como os outros, no dia 10 de dezembro.
Ao contrário dos outros prémios Nobel, o da Economia não foi estabelecido no testamento de Alfred Nobel, mas sim pelo banco central sueco em sua memória em 1968, tendo o primeiro vencedor sido selecionado um ano mais tarde.