"Não vou matar Zelensky". A garantia de Putin ao ex-PM israelita
Nos primeiros meses de conflito, o ex-líder de Israel serviu como intermediário entre Moscovo e Kiev, acabando no entanto por desistir dessa função quando foi afastado do poder.
Vladimir Putin garantiu ao ex-primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, que não tem intenções de matar Volodymyr Zelensky.
Relacionados
Numa entrevista dada ao jornalista Hanoch Daum e publicada no canal de YouTube de Naftalli Bennett, o ex-líder de Israel contou alguns pormenores: "Sabia que Zelensky estava sob ameaça, num bunker. Disse a Putin: 'Tenciona matar Zelensky?', ele respondeu: 'Não vou matar Zelensky'."
Então, o ex-PM israelita disse a Putin: "Tenho de perceber se me está a dar a sua palavra em como não vai matar Zelensky", algo a que Vladimir Putin terá respondido, novamente garantindo que não iria matar o presidente ucraniano.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Poucos dias após o início do conflito, Naftali Bennett assumiu o papel de intermediário, sendo um dos poucos líderes a encontrar-se com Putin durante a guerra, numa viagem rápida a Moscovo, em março.
מאז שסיימתי את תפקידי כראש ממשלה לא התראיינתי.
עכשיו זה קורה.
אבל בתקופה סוערת ובעידן של סרטונים קצרצרים ופאנלים צעקניים, נעניתי לבקשה של חנוך דאום לקיים שיחה קצת אחרת.
שיחה מקיפה וכנה של כמעט חמש שעות, על הכל.
מוזמנים לצפות >> https://t.co/JTkpi3EBjh
Segundo conta Naftali Bennett, o ex-PM israelita saiu do encontro com Putin e terá ligado a Zelensky, garantido ao presidente ucraniano que não iria ser morto. Ainda de acordo com Bennett, na altura em que atuou como intermediário entre as partes, Putin terá desistido de procurar a desmilitarização da Ucrânia, com Zelensky a prometer-lhe não se juntar à NATO.
Para já, ainda não houve qualquer reação por parte do Kremlin - que, no passado, já desmentiu as afirmações da Ucrânia que diziam que Zelensky era um alvo a abater.
Por outro lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, comentou no Twitter, este domingo, as palavras de Bennett: "Não se deixem enganar: Ele [Putin] é um mentiroso experiente. Sempre que prometeu não fazer algo, acabou por afinal ser exatamente parte do seu plano."
In the past, Putin has made promises not to occupy Crimea, not to violate Minsk agreements, not to invade Ukraine, yet he has done all of these things. Do not be fooled: he is an expert liar. Every time he has promised not to do something, it has been exactly part of his plan. pic.twitter.com/LGkwUeOYBK