Mulher perde 300 mil euros por acreditar que estava a depositar na conta de Deus
A justiça espanhola iniciou o julgamento de um homem acusado de defraudar uma idosa em quase 300 mil euros, levando-a a acreditar que estava a fazer depósitos numa conta de Deus.
O homem aproveitou-se do estado mental da mulher e, através de contactos telefónicos, fez-se passar por Deus ou pela Virgem Maria. Por sua vez, a idosa acreditava que era uma santa, como conta a estação espanhola Telecinco.
Entre 2014 e 2019, a mulher colocou mais de 290 mil euros numa caixa de uma loja na rua Lopes Vega em León.
Os pagamentos iniciaram-se depois do homem ter contactado a vítima por telefone, argumentando que o "banco do céu" era mais vantajoso que os bancos da terra e que a idosa ainda podia construir um lar no céu ao lado dos seus familiares já falecidos.
"Quem diz 'não' a Deus Nosso Senhor?", argumentou a idosa burlada, confessando que ficou "sem um cêntimo no banco" e sem ter "sequer o suficiente para comprar um pão".
"Ouvi a voz e pensei que era Deus, não me atrevi a dizer nada aos meus filhos porque pensei que era a palavra de Nosso Senhor", acrescentou, mencionada pela imprensa espanhola.
A vítima, que recebe cerca de 800 euros de reforma, chegou a contrair dois empréstimos bancários para conseguir efetuar os pagamentos ao "banco do céu".