121 anos. Mulher mais velha do mundo pode ser brasileira

Maria Gomes dos Reis, 121 anos, foi "descoberta" em Bom Jesus da Lapa após precisar de atendimento hospitalar de urgência. Oficialmente, uma francesa de "apenas" 118 lidera a lista.

Maria Gomes dos Reis pode ser a mulher mais velha do mundo, se se confirmar a data de nascimento que consta da sua certidão de nascimento: 16 de junho de 1900. A idosa foi "descoberta" pelos serviços médicos de Bom Jesus da Lapa, cidade de 70 mil habitantes no oeste do estado da Bahia, depois de precisar de atendimento hospitalar de urgência. "Sabíamos que tinha muita idade mas ser a pessoa mais velha do mundo deixa-nos até abismados", diz uma bisneta.

Como todos os filhos de Maria Gomes já morreram, é uma neta e duas bisnetas que cuidam dela. "Ela criou os netos e os bisnetos e era ela que cuidava de tudo até há pouco tempo, cozinhava, lavava roupa, era bem ativa", disse a neta Célia Cristina ao portal G1.

Depois da morte da japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, no dia 19 de abril deste ano, a pessoa mais velha do mundo, reconhecida pelo "Guinness Book", é a freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, nascida a 11 de fevereiro de 1904, seguida de uma senhora polaca de 115 anos. Maria Gomes dos Reis pode baralhar as contas.

"Ela ainda tem noção de muita coisa, conversa com a gente, às vezes ela esquece quem é, nos últimos tempos com mais frequência", contou Vitória, uma das 13 bisnetas.

Outra bisneta, Ivanilde, a morar com a dona Maria desde os seis, agradece um conselho da bisavó. "Nunca me faltou nada, e ela sempre falava a seguinte frase, que eu levo para a minha vida: "Vai estudar, menina". Se hoje eu consegui fazer uma graduação foi graças ao incentivo que eu tive da minha bisavó"

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG