Moscovo reivindica captura de localidade na região de Kharkiv

Tropas russas estão há várias semanas na zona e este sábado foi anunciada a reconquista de uma aldeia que o Exército ucraniano controlava desde setembro.
Publicado a
Atualizado a

O Exército russo reivindicou este sábado a rara captura de uma localidade na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, onde as suas tropas estão há várias semanas, em paralelo com as ofensivas em torno de Bakhmut e Vugledar.

"Na direção de Kupiansk, como resultado das ações ofensivas das unidades do grupo 'Ocidental', a localidade de Grianykivka, na região de Kharkiv, foi completamente libertada", anunciou o ministério da Defesa russo num comunicado.

No seu relatório da manhã, o Exército ucraniano disse este sábado que a pequena aldeia de Grianykivka tinha sido "descascada" na véspera pela artilharia russa, sem dar mais pormenores.

A aldeia situa-se a 20 km a nordeste de Kupiansk, a principal cidade desta zona da região de Kharkiv, que foi tomada pelos russos nos primeiros dias da intervenção militar há um ano.

Os ucranianos reconquistaram então Kupiansk, que tinha uma população de quase 30 mil habitantes antes da guerra, em setembro, após uma contraofensiva relâmpago.

Desde há vários dias, as forças de Moscovo, reforçadas pela mobilização de centenas de milhares de reservistas na Rússia, têm vindo a atacar novamente a zona.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt