Missão da SpaceX regressa à Terra após histórico passeio espacial
Após cinco dias no espaço, a tripulação da missão Polaris Dawn da SpaceX regressou à Terra com sucesso, aterrando no Golfo do México. A cápsula Crew Dragon, com quatro pessoas a bordo, pousou nas águas próximas às ilhas Dry Tortugas, na Flórida, na madrugada deste domingo (15).
A missão, além de alcançar um marco histórico ao realizar o primeiro passeio espacial para civis, também atingiu a maior altitude já registada em cinco décadas, ultrapassando recordes desde a era Apollo.
Durante o regresso, uma das fases mais complicadas da missão, a cápsula executou uma manobra chamada “queima de reentrada”, permitindo que a nave desacelerasse e entrasse na atmosfera terrestre com segurança. A fricção gerada na descida fez a cápsula atingir temperaturas de até 1.900 °C, mas os ocupantes estavam protegidos pelo escudo térmico da Crew Dragon.
Assim que tocou o oceano, a cápsula flutuou até ser resgatada por uma equipa de apoio que a transportou para um barco especializado chamado "Ninho do Dragão". Depois de verificações de segurança, a tripulação desembarcou e iniciou a jornada de volta à terra firme.
Comandada pelo bilionário Jared Isaacman, a equipa incluía ainda o ex-piloto da Força Aérea dos EUA Scott Poteet, e as engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis. A missão quebrou recordes ao orbitar a Terra a 1.400 km de altitude, a maior já registada desde 1966, com Menon e Gillis a tornarem-se nas primeiras mulheres a viajar tão longe da terra.
Além do passeio espacial, a tripulação realizou cerca de 40 experiências científicas durante sua estadia em órbita, incluindo estudos sobre a síndrome de adaptação espacial e testes de conectividade via satélite.