Merz mostra-se confiante após encontro com Trump. "Este governo americano está aberto à discussão"
Friedrich Merz mostrou-se esta sexta-feira, 6 de junho, confiante com o resultado do encontro que teve no dia anterior na Casa Branca com Donald Trump. “A minha conclusão deste encontro é talvez diferente da imagem pública”, declarou o chanceler alemão, citado pelo Politico, já de volta a Berlim. “Este governo americano está aberto à discussão, ouve, está preparado para aceitar outras opiniões... Pode falar com eles. Mas não pode deixar que o intimidem”, acrescentou.
"Regresso com a sensação de ter encontrado no presidente norte-americano alguém com quem posso falar muito bem a nível pessoal", prosseguiu Merz, citado pela DW, sublinhando que os dois líderes têm "muito em comum, mesmo nas diferentes trajetórias que seguimos na política. Isso cria um certo elo de ligação."
O líder alemão garantiu ainda não ter "qualquer dúvida de que o Governo norte-americano está comprometido com a NATO", o que também já havia sido dito esta semana pelo secretário-geral da Aliança, Mark Rutte, na sequência de uma reunião dos ministros da Defesa dos seus 32 Estados-membros, entre os quais norte-americano, Pete Hegseth.
Merz contou ainda que o encontro de quinta-feira serviu para lançar bases de conversa com o presidente dos Estados Unidos, tanto na reunião de líderes do G7, marcada para os próximos dias 15 a 17, no Canadá, como na Cimeira da NATO, marcada para 24 e 25 deste mês, os Países Baixos. "Entendemo-nos a um nível pessoal. Sentimos que podemos falar muito bem com Trump", sublinhou o chanceler alemão.
E revelou ainda ter convidado Donald Trump para visitar a Alemanha, convite que foi aceite.