Usrula von der Leyen, Keir Starmer e António Costa à entrada para a cimeira, em Londres.
Usrula von der Leyen, Keir Starmer e António Costa à entrada para a cimeira, em Londres.EPA/NEIL HALL / POOL

Mais pescas e menos controlo alimentar. UE e Reino Unido chegam a acordo na primeira cimeira pós-Brexit

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, recebe Ursula von der Leyen e António Costa em Londres.
Publicado a
Atualizado a

A União Europeia e o Reino Unido chegaram esta segunda-feira a um acordo para abrir um novo capítulo nas relações pós-Brexit, com Londres a aceitar o acesso dos barcos pesqueiros europeus às suas águas durante 12 anos (algo já criticado pela oposição conservadora) e Bruxelas a aceitar reduzir os controlos alimentares sobre as exportações britânicas para o bloco dos 27.

Segundo a imprensa britânica, o acordo foi alcançado pouco antes do início da primeira cimeira entre União Europeia e Reino Unido desde o Brexit, há cinco anos.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, recebe a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, em Londres.

Os pormenores do acordo ainda não são conhecidos, nem há avanços noutros temas.

Usrula von der Leyen, Keir Starmer e António Costa à entrada para a cimeira, em Londres.
Bruxelas e Londres abrem um novo capítulo nas relações pós-Brexit

"É tempo de olhar para a frente — de deixar para trás as velhas querelas políticas e de encontrar soluções práticas e de bom senso que melhorem a vida do povo britânico. Fronteiras seguras. Contas mais baratas. Mais empregos. Fecharemos um acordo no interesse nacional", escreveu Starmer no X.

A líder do Partido Conservador, Kemi Badenoch, já criticou o acordo.

"12 anos de acesso às águas britânicas é [um período de tempo] três vezes mais longo do que o governo queria. Estamos a tornar-nos novamente seguidores de regras de Bruxelas. E sem detalhes sobre qualquer limite para a Mobilidade Juvenil, os receios do regresso da livre circulação só irão aumentar. Isso é muito preocupante", escreveu.

Keir Starmer descreveu a cimeira Reino Unido-União Europeia e o acordo para uma nova Parceria Estratégica como marcos de “uma nova era” nas relações entre as duas partes.

“Este acordo é uma vitória para ambas as partes e alcança o que o povo britânico votou: dá-nos um acesso sem precedentes ao mercado da UE, mantendo as linhas vermelhas do nosso programa eleitoral”, disse Keith Starmer em conferência de imprensa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt