Mães russas lançam petição contra a Guerra na Ucrânia
As mulheres acusam ainda Moscovo de enviar os filhos da Rússia "para a morte" sem equipamentos de adequados.
Um grupo de mães de soldados russos juntou-se a um grupo ativista para lançar uma petição online onde exigem a retirada das tropas de Moscovo da Ucrânia. A campanha, organizada pelo grupo Russian Feminist Anti-War Resistance, foi lançada este domingo para coincidir com o Dia das Mães na Rússia. A petição tinha mais de 1500 assinaturas este domingo.
Relacionados
"A chamada "operação militar especial" vai para nove meses, trazendo destruição, luto, sangue e lágrimas. Tudo o que acontece na Ucrânia e preocupa os nossos corações na Rússia. Independentemente de nossa nacionalidade, religião ou condição social, nós - as mães da Rússia - estamos unidos num desejo: viver em paz e harmonia, criar nossos filhos sob um ambiente pacífico e sem temer por seu futuro", pode ler-se na petição publicada no site www.change.org.
As mulheres acusam ainda Moscovo de enviar os filhos da Rússia "para a morte" sem equipamentos de adequados: "Compram tudo às suas próprias custas, até coletes à prova de balas. Quem vai sustentar as famílias que perderam o seu ganha-pão? Nós sabemos a resposta - todas essas dificuldades serão um fardo adicional sobre os ombros já sobrecarregados das mães!"
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Esta não é a primeira vez que as mães de soldados recrutados apelam ao fim da invasão da Ucrânia, que aconteceu no dia 24 de fevereiro, e se queixam de ser obrigadas pedidos humilhantes junto das administrações municipais para saber dos filhos. "Somos contra a participação de nossos filhos, irmãos, maridos, pais. É seu dever proteger os direitos e liberdades de mães e filhos. Não deve fechar os olhos a tudo isso", pede a petição.