Lilibet Diana: príncipe Harry e Meghan anunciam nascimento da filha

Bebé nasceu na sexta-feira na Califórnia e o nome é uma homenagem à bisavó, a rainha Isabel II e à falecida avó, a princesa Diana. Família real "encantada" com o nascimento.

O príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram este domingo o nascimento da filha, a quem deram o nome de Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, numa homenagem tanto à bisavó, a rainha Isabel II (que é conhecida entre a família por Lilibet), como à avó, a falecida princesa Diana.

Segundo o assessor de imprensa de Meghan, mãe e filha estão bem. Não foi divulgada nenhuma foto com o anúncio oficial.

A filha dos duques de Sussex, que há mais de um ano se afastaram da família real, nasceu na sexta-feira num hospital em Santa Barbara, na Califórnia, às 11.40 locais (19.40 em Lisboa) e pesava 3,5 quilos. Ambas já estão em casa.

"No dia 4 de junho fomos abençoados com a chegada da nossa filha, Lili", diz uma mensagem do casal partilhada no site da sua fundação, Archwell.

"Ela é mais do que alguma coisa que poderíamos imaginar e continuamos gratos pelo amor e pelas orações que sentimos em todo o mundo. Obrigado pela vossa contínua gentileza e apoio durante este momento muito especial para nossa família", acrescentaram.

Harry, de 36 anos, e Meghan, de 39 anos, já são pais de Archie Harrison Mountbatten-Windsor, que nasceu a 6 de maio de 2019, um ano depois do casamento no castelo de Windsor.

O nascimento ocorre após uma entrevista recente de Harry e Meghan com Oprah Winfrey, em março, onde o casal descreveu discussões dolorosas sobre a cor da pele do seu primeiro filho, a perda da proteção real e as intensas pressões que levaram Meghan a pensar em suicídio.

No início de 2020, Meghan e Harry anunciaram que se iam afastar nos deveres da família real e que se iriam mudar para os EUA, diante do que consideraram ser intrusões insuportáveis e atitudes racistas dos media britânicos.

Reações

A família real disse estar "encantada" com o nascimento, num comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham em nome da rainha, mas também do príncipe Carlos e de Camila, e do príncipe William e Kate.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já congratulou o casal. "Muitos parabéns ao duque e à duquesa de Sussex pelo nascimento da sua filha", escreveu no Twitter.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG