Jill Biden submetida a cirurgia para remover dois tumores cancerígenos
Jill Biden está agora livre de perigo, anunciou o médico da Casa Branca.
A primeira-dama dos Estados Unidos foi esta quarta-feira submetida a uma cirurgia em que lhe foram removidos dois tumores cancerígenos à primeira-dama, estando agora livre de perigo, anunciou o médico da Casa Branca.
Relacionados
Jill Biden, acompanhada pelo presidente Joe Biden, voou de manhã cedo no helicóptero presidencial para o Walter Reed National Medical Center, nos subúrbios de Washington, para o procedimento conhecido como cirurgia de Mohs.
O médico da Casa Branca, Kevin O'Connor, disse em comunicado que Jill Biden estava com "inchaço facial e hematomas pós-operatórios, mas está de bom humor e a sentir-se bem", pelo que vai regressar à Casa Branca ainda esta quarta-feira.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Os médicos inicialmente agendaram uma pequena cirurgia para remover uma lesão perto do olho direito e determinar se era cancerígena.
"O procedimento confirmou que a pequena lesão era carcinoma basocelular. Todo o tecido canceroso foi removido com sucesso e as margens estavam livres de quaisquer células residuais de cancro na pele", escreveu O'Connor.
"Vamos acompanhar essa área de perto enquanto cicatriza, mas não prevemos que sejam necessários mais procedimentos", acrescentou.
Os médicos encontraram outra lesão no lado esquerdo do peito de Jill Biden, que também era cancerígena e foi removida com recurso ao mesmo procedimento, assim como outra "pequena lesão" na pálpebra esquerda que foi totalmente removida.
O'Connor observou que as lesões de carcinoma basocelular "não tendem a espalhar-se ou metastatizar, como alguns cancros na pele mais graves".
O procedimento de Mohs é feito com anestesia local e é considerado altamente eficaz, se feito precocemente, na erradicação de formações de cancro na pele.
Jill Biden, 71 anos, é a primeira-dama mais velha da história dos Estados Unidos, enquanto o seu marido, de 80 anos, é o presidente americano mais velho. Acredita-se que Jill desempenhe um papel influente dentro da Casa Branca e que seja uma peça-chave na tentativa de reeleição - algo que Biden indicou que tentará, mas ainda não anunciou.
O cancro é uma causa pessoal para Joe Biden, cujo filho Beau morreu em 2015 vítima de cancro no cérebro. Reduzir a taxa de mortalidade por cancro uma "prioridade presidencial".