"Hu Jintao não se estava a sentir bem." A explicação oficial para a retirada do ex-líder do congresso do PC chinês

Reunião ficou marcada pela retirada da sala pela retirada da sala do antecessor de Xi Jinping, que governou o país entre 2003 e 2013.
Publicado a
Atualizado a

O ex-presidente chinês Hu Jintao "não se estava a sentir bem" quando foi retirado da cerimónia de encerramento do Congresso do Partido Comunista chinês, neste sábado, informaram os media estatais.

Twittertwitter1583829797297598465

"O repórter da agência Xinhua, Liu Jiawen, soube que Hu Jintao insistiu em participar da sessão de encerramento, apesar de recentemente ter demorado a recuperar" de doença, podia ler-se na conta do Twitter da agência de notícias chinesa. "Como ele não se estava a sentir bem durante a sessão, a sua equipa, devido à sua saúde, acompanhou-o até uma sala ao lado do local da reunião para descansar. Agora ele está muito melhor", acrescentou o jornalista.

YouTubeyoutubew2EDxn_acN4

O congresso do PC chinês ficou marcado pela retirada de Hu Jintao, o antecessor de Xi Jinping que governou o país entre 2003 e 2013.

Hu, de 79 anos, estava sentado numa posição de destaque, na mesa da frente, ao lado de Xi Jinping, quando foi abordado por dois funcionários. O ex-presidente pareceu argumentar brevemente com um dos funcionários.

Hu acabou por se levantar e falou durante cerca de 30 segundos com os dois homens, parecendo relutante em sair. Depois foi escoltado, com um dos funcionários a segurar-lhe o braço. Antes de sair, Hu pareceu dizer algo a Xi Jinping e deu um toque no ombro de Li Keqiang.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt