Hamas anuncia libertação de refém e entrega de mais quatro corpos
Hamas anunciou esta sexta-feira que concordou com a libertação de mais um refém e a entrega de quatro corpos, depois de ter respondido de forma positiva a uma proposta para o regresso das negociações sobre o a segunda fase do cessar-fogo com Israel.
O refém que irá ser libertado é Edan Alexander, de 21 anos, tem dupla nacionalidade, americana e israelita, e acredita-se que é o último refém norte-americano vivo que continua retido na Faixa de Gaza pelo movimento islamista palestiniano, segundo noticia a Reuters.
Em comunicado, citado pela agência de notícias, o Hamas disse que respondeu "positivamente" à proposta apresentada na quinta-feira para reiniciar as negociações do cessar-fogo.
O grupo palestiniano fez ainda saber que vai também libertar os corpos de outros quatro reféns de dupla nacionalidade, não tendo sido revelados mais pormenores. Ao início da tarde em Portugal, Israel ainda não tinha confirmado estes desenvolvimentos.
À Reuters, o Hamas disse que a libertação do refém e a entrega de quatro corpos estava condicionada ao retomar das negociações sobre a segunda fase do cessar-fogo, à abertura de travessias e ao levantamento do bloqueio total imposto por Israel há duas semanas.
"Estamos a trabalhar com mediadores para que o acordo seja bem-sucedido e para obrigar a ocupação a concluir todas as fases do acordo", disse Abdel-Latif Al-Qanoua, porta-voz do Hamas, à agência de notícias.
Este responsável pelo grupo palestiniano disse que a "aprovação do Hamas para libertar Edan Alexander visa impulsionar a conclusão das fases do acordo".
De recordar que a primeira fase do acordo de cessar-fogo entrou em vigor a 19 de Janeiro e abrangia a libertação de 33 reféns israelitas e cinco tailandeses e de dois mil prisioneiros palestinianos.