Grécia investiga ONG que ajuda crianças por alegada fraude e abuso sexual

Foram abertas três investigações preliminares, uma delas sobre possíveis fraudes dentro da organização que há anos recebe milhões de euros e várias propriedades de doadores privados.

As autoridades gregas abriram uma investigação sobre fraudes e alegações de violência e abuso sexual contra uma conhecida organização de ajuda infantil, disse uma fonte judicial este domingo.

A ONG "El Arca del Mundo" acolheu centenas de crianças desde a sua criação e recebeu inúmeros prémios, incluindo o Prémio Cidadão Europeu em 2018, destinado a pessoas ou entidades que promovem a integração e a tolerância.

Três investigações preliminares foram abertas, segundo a mesma fonte. Uma delas é sobre possíveis fraudes dentro da organização, que há anos recebe milhões de euros e várias propriedades de doadores privados.

Recentemente, um rapaz de 19 anos, abrigado pela ONG, acusou um dos seus responsáveis de abuso sexual.

Um ex-funcionário da organização disse que foi demitido depois de informar que, segundo ele, um dos funcionários havia agredido três crianças.

O fundador da ONG, padre Antonios Papanikolaou, que trabalha desde 1998 com crianças de famílias gregas pobres ou migrantes, negou as acusações.

Esta semana, o governo mudou completamente o conselho de administração e a direção da "El Arca del Mundo".

"As crianças estão seguras", quis tranquilizar o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em declarações à rede Alpha TV, neste caso "complicado", segundo as suas palavras.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG