Forças ucranianas controlam apenas um terço de Bakhmut
Conselheiro da Presidência ucraniana negou, ainda assim, que a cidade esteja cercada por forças russas, como afirmou recentemente um funcionário pró-Rússia do leste da Ucrânia.
A Ucrânia controla apenas um terço da cidade de Bakhmut, palco de combates particularmente letais há meses no leste do país, afirmou esta quinta-feira o conselheiro da Presidência ucraniana Serguii Leschenko.
Relacionados
"Apenas um terço de Bakhmut está controlado pela Ucrânia, conforme estabelecido por observadores internacionais", declarou o conselheiro numa sessão informativa transmitida na conta da Presidência no Telegram.
Apesar disso, Leschenko negou que a cidade esteja cercada por forças russas, como afirmou recentemente um funcionário pró-Rússia do leste da Ucrânia.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O líder do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, disse há dez dias que os seus homens, localizados na linha de frente desta batalha, controlavam "cerca de 70%" de Bakhmut.
Esta informação não havia sido confirmada anteriormente pelas autoridades ucranianas.
Pela duração da batalha e pelas pesadas perdas sofridas por ambos os lados, esta cidade de cerca de 70 mil habitantes antes da guerra tornou-se um símbolo da luta entre russos e ucranianos pelo controlo da região industrial do Donbass.
Nos últimos meses, as tropas de Moscovo avançaram pelo norte e pelo sul da cidade, bloqueando várias rotas de abastecimento ucranianas e assumindo a parte oriental.
O Exército ucraniano anunciou, por sua vez, que a situação no terreno "estabilizou" e que espera "aproveitar muito em breve" o esgotamento russo para lançar uma contraofensiva.