Explosão na embaixada da Ucrânia em Madrid faz um ferido
Explosivo estava num envelope dirigido ao embaixador da Ucrânia em Madrid.
Uma explosão de um artefacto recebido por correio fez um ferido esta quarta-feira na embaixada da Ucrânia em Madrid, adianta o El Mundo.
Relacionados
A vítima, que sofreu apenas ferimentos ligeiros, é funcionário da embaixada e foi assistido no Hospital Nuestra Señora de América, na capital espanhola, indicaram fontes policiais à Efe. O explosivo estava num envelope que o funcionário recebeu.
A carta, que chegou por correio normal, provocou "uma ferida muito pequena no dedo anelar da mão direita" do funcionário após este ter aberto o envelope no jardim da embaixada, disse Mercedes González, representante do governo espanhol, em entrevista a estação de televisão Telemadrid.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"A carta foi endereçada ao embaixador" Serhii Pohoreltsev, acrescentou Mercedes González.
A polícia espanhola recebeu o alerta da embaixada ucraniana por volta das 13:15 locais (12:15 em Lisboa) e foi ativado um dispositivo de segurança e antiterrorista, que inclui peritos em explosivos e cães treinados que estão a inspecionar todo o edifício, segundo as mesmas fontes.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia pediu às autoridades espanholas para investigarem esta explosão.
Numa publicação nas redes sociais citada pelas agências de notícias internacionais, um porta-voz do MNE ucraniano revelou que o ministro Dmytro Kuleba "fez um apelo ao seu homólogo espanhol para que sejam adotadas medidas urgentes para investigar o ataque à missão diplomática ucraniana" em Madrid.
O MNE da Ucrânia confirma que as forças de segurança e peritos espanhóis estão no local e acrescenta que foram dada instruções para ser reforçada com urgência a segurança em todas as embaixadas ucranianas no estrangeiro.
"O ministro também sublinhou que quem quer que esteja por trás desta explosão não conseguirá intimidar os diplomatas ucranianos nem parar o seu trabalho diário para fortalecer a Ucrânia e contrariar a agressão russa", lê-se na mesma publicação citada pelas agências de notícias.
Notícia atualizada às 16:33