Internacional
31 julho 2022 às 20h01

Enterro de Ivana no campo de golfe livra Trump de impostos?

Em Nova Jérsia, os cemitérios estão isentos do pagamento de impostos, taxas e avaliações. Há muito que o ex-presidente planeia algo deste género.

DN

Ivana Trump, primeira mulher do ex-presidente norte-americano Donald Trump, foi enterrada junto ao primeiro buraco do campo de golfe do ex-marido em Bedminster, no estado de Nova Jérsia. Uma escolha que poderá permitir ao fundo da família Trump, proprietário do espaço, ficar isento de uma série de impostos.

Documentos fiscais do Fundo da Família Trump publicados pela ProPublica, organização sem fins lucrativos de jornalismo de investigação, mostra a tentativa de designar uma propriedade em Hackettstown (a 32 km de Bedminster), como um cemitério.

O código tributário de Nova Jérsia isenta a terra de cemitérios de todos os impostos, taxas e avaliações - incluindo impostos imobiliários, mas também sobre propriedade pessoal, sobre vendas, de rendimento ou sobre heranças. Desta forma, a sepultura de Ivana poderá ser vantajosa para Trump, num estado onde os impostos sobre propriedades e terras são notoriamente elevados.

Ivana Trump morreu a 14 de julho, aos 73 anos, depois de sofrer uma queda em casa, em Nova Iorque. Casada com Trump entre 1977 e 1992, é mãe de três dos seus filhos: Donald Jr., Ivanka e Eric. Terá sido a primeira pessoa sepultada no campo de golfe, onde a família passa grande parte dos seus verões. A campa está assinalada com uma coroa de flores brancas e uma pedra de granito com uma gravação.

Segundo um artigo na Business Insider, há muito que o ex-presidente planeia construir um cemitério junto ao campo de golfe. Em 2012, a rádio pública norte-americana NPR revelou que Trump queria construir um mausoléu de quase seis metros de altura para si próprio no local - apesar de já ter alegadamente um talhão num cemitério em Queens, junto à mãe e ao pai. Mais tarde, a proposta foi alterada e já incluía a criação de um cemitério com mais de mil campas.

Já em 2017, o The Washington Post indicava que a ideia era então ter um cemitério privado para a família, com dez campas, que se transformaram em quase 300 campas que estariam disponíveis para venda.