Duques de Sussex presentes na missa do Jubileu da rainha
A rainha Isabel II decidiu com "grande relutância" faltar ao ato religioso, mas os Duques de Sussex fazem a primeira aparição pública em Inglaterra depois de dois anos.
O príncipe Harry e a mulher Meghan marcaram, esta sexta-feira, presença na cerimónia religiosa que aconteceu na catedral de São Paulo, em Londres, no âmbito das celebrações do Jubileu de Platina da rainha Isabel II.
Relacionados
O casal, que vive na Califórnia desde que se distanciou da monarquia há dois anos, tinha sido visto na quinta-feira a passar de carro junto do Palácio de Buckingahm, mas não foi autorizado a surgir na varanda. O mesmo aconteceu com o príncipe André, o filho mais novo de Isabel II, privado de qualquer cargo oficial desde as acusações de alegada agressão sexual.
O duque e a duquesa de Sussex chegaram principalmente sob aplausos da multidão à Catedral de São Paulo. Harry, ex-capitão do exército britânico, usava um fato, completo com medalhas militares, enquanto Meghan usava um vestido e chapéu brancos.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Enquanto os sinos repicavam, eles se sentaram dentro da congregação de 2.000 pessoas, que incluía os últimos cinco primeiros-ministros.
A expectativa de um reencontro público entre a monarca e os duques de Sussex saiu gorada, uma vez que, tal como anunciado na quinta-feira, a rainha não marcou presença na cerimónia devido a um "desconforto".
O palácio anunciou que a rainha Isabel II decidiu com "grande relutância" faltar ao ato religioso, depois de ter sentido na quinta-feira um "desconforto", no primeiro dia das comemorações.
"Ao longo de um tempo de mudança e desafio, felicidade e tristeza, ela esteve e está ao serviço do nosso país e da Comunidade Britânica das Nações (Commonwealth)", disse o arcebispo.
"Vossa Majestade, lamentamos que não esteja connosco esta manhã pessoalmente", acrescentou o religioso, numa cerimónia marcada pelo formalismo onde se ouviu um coro infantil.
O palácio acrescentou que "a rainha desfrutou muito do desfile de aniversário e do espetáculo da Royal Air Force, mas sentiu algum desconforto".
Na varanda estavam menos de 20 pessoas. Entre os presentes constaram, por exemplo, o príncipe Carlos, herdeiro da Coroa, e a mulher Camilla; o príncipe William, segundo na ordem de sucessão, e a mulher Kate; a princesa Ana, filha da rainha, e o seu marido, bem como o filho mais novo de Isabel II, Eduardo, e a sua mulher, além dos três primos da soberana.