Drones ucranianos incendeiam terminal de combustíveis e danificam central nuclear russa
X

Drones ucranianos incendeiam terminal de combustíveis e danificam central nuclear russa

Publicado a
Atualizado a

Um ataque com drones ucranianos atingiu este domingo, 24 de agosto, a central nuclear de Kursk e provocou um incêndio de grandes proporções no terminal de combustíveis da Novatek em Ust-Luga, mantendo as operações nucleares sob vigilância e obrigando à suspensão de voos em várias regiões, noticia a agência Reuters.

O ataque ocorre no Dia da Independência da Ucrânia, quando as defesas russas afirmaram ter intercetado pelo menos 95 drones sobre mais de uma dezena de regiões. Perto da central nuclear de Kursk, situada a cerca de 60 quilómetros da fronteira, um drone foi abatido, mas a explosão danificou um transformador auxiliar e reduziu em 50 % a capacidade do reator n.º 3. Segundo as autoridades, os níveis de radiação mantiveram-se normais e não houve feridos.

A cerca de mil quilómetros a norte, destroços de outros drones abatidos provocaram um incêndio no terminal de exportação de combustíveis da Novatek, no porto de Ust-Luga, no Golfo da Finlândia. Imagens partilhadas em redes sociais russas mostraram uma grande bola de fogo e uma densa coluna de fumo negro.

O incêndio mobilizou bombeiros e equipas de emergência e não causou vítimas, de acordo com o governador regional. A Novatek processa no complexo de Ust-Luga condensado de gás para produzir nafta, combustível de aviação e óleo combustível destinados a mercados internacionais.

Os ataques também afetaram outras infraestruturas, incluindo uma unidade industrial em Syzran, onde uma criança ficou ferida. Kiev não comentou de imediato o caso, mas tem reiterado que operações deste tipo visam enfraquecer a capacidade militar russa em resposta a ataques contínuos contra território ucraniano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt