Dalai Lama celebra 90.º aniversário com esperança de viver para além dos 130 anos
O líder espiritual dos budistas tibetanos, o Dalai Lama, faz este domingo, 6 de julho, 90 anos, tendo afirmado nos últimos dias que espera viver para além dos 130 anos.
Dalai Lama cumprimentou milhares de monges e seguidores na manhã deste domingo na cidade indiana de Dharamshala. "Tenho uma vida humana e como humano é bastante natural que nos amemos e ajudemos uns aos outros", disse.
Entre os presentes na cerimónia encontravam-se diplomatas ocidentais, ministros federais indianos e a estrela de Hollywood Richard Gere.
Richard Gere referiu que estava um dia muito, muito feliz por "celebrar esta vida extraordinária".
O presidente de Taiwan e três ex-presidentes dos EUA enviaram saudações ao Dalai Lama, incluindo Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton. As mensagens destes presidentes foram exibidas durante o evento.
Segundo notícia da BBC, o Dalai Lama abandonou abruptamente o local após comer um pedaço do seu bolo de aniversário. Uma fonte disse que este não se estava a sentir muito bem.
Na semana passada, o Dalai Lama afirmou que iria reencarnar e que a sua instituição sem fins lucrativos, a Gaden Phodrang Trust, tinha a autoridade exclusiva para reconhecer o seu sucessor. A China afirmou que a sucessão terá de ser aprovada pelos seus líderes.