Canakkale: a maior ponte suspensa do mundo foi inaugurada na Turquia

A Turquia inaugura a maior ponte suspensa do mundo com um custo de 2,5 mil milhões de euros, construída no noroeste do país que promete manter viva a memória dos mártires de Dardanelos.

Com 3563 metros de comprimento, dos quais mais de 2000 num vão central suspenso, foi esta sexta-feira inaugurada a maior ponte suspensa do mundo. Chama-se "Ponte Canakkale 1915" e foi construída no Estreito de Dardanelos, no noroeste da Turquia, encurtando o tempo passagem entre a Europa e a Ásia para apenas seis minutos (a anterior ligação por ferry demorava cerca de meia hora).

Além de reduzir o tempo de viagem, a ponte liga importantes portos das regiões de Mármara e do mar Egeu à rede de transportes do país. A obra liga-se a um sistema de rodovias em redor do Mar de Mármara, onde habita quase um terço da população da Turquia e uma região que acolhe grandes centros industriais e comerciais.

Esta ponte, com um custo total de 2,5 mil milhões de euros, tira o recorde da maior ponte suspensa do mundo à Ponte Akashi Kaikyo no Japão, sendo a primeira a ligar o Mar Egeu ao Mar de Mármara (separados por 60 quilómetros). A obra junta-se às outras três pontes (em Istambul) que fazem uma ligação entre os dois continentes, Europa e Ásia, e é pintada de vermelho e branco, cores da bandeira Turca.

A inauguração ocorreu no aniversário da vitória de uma batalha naval das forças otomanas contra os aliados na Batalha de Dardanelos, que durou até janeiro de 1916 e levou à vitória do Império Otomano contra as tropas britânicas e francesas.

No discurso de inauguração, o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou que a ponte é "uma maneira de manter viva a memória dos mártires de Canakkale".

Erdogan está, também, a planear construir um canal em Istambul - uma alternativa ao Bósforo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG