Bolsonaro constrangeu Marcelo em almoço, diz O Globo

Piadas de cunho sexual à mesa terão impressionado mal o português no recente encontro oficial entre os chefes de estado dos dois países, em Brasília. Papel de "tiozão do churrasco", resume blog do jornal

Marcelo Rebelo de Sousa terá saído mal impressionado do encontro com Jair Bolsonaro, dia 2, no Palácio da Alvorada, de acordo com uma notícia do blog de Lauro Jardim, jornalista de O Globo. Segundo o registo, o presidente do Brasil contou piadas de "tiozão do churrasco", ou seja, inconvenientes e sem graça. de acordo com o calão local.

"O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e sua comitiva saíram pessimamente impressionados do almoço que tiveram com Jair Bolsonaro no dia 2, no Palácio do Planalto", escreve o blog.

"Por duas vezes, Bolsonaro fez o papel de tiozão do churrasco e contou piadas de cunho sexual à mesa", prossegue o jornalista.

Marcelo foi recebido na ocasião pela guarda de honra por Jair Bolsonaro e uma comitiva de membros do Governo, incluindo o vice-presidente, Hamilton Mourão, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro do Gabinete das Relações Institucionais, Augusto Heleno.

Pelo lado português, participaram, além de Marcelo, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos.

Na cerimónia de cumprimentos, foi notado o contraste entre a comitiva portuguesa, toda de máscara, e a brasileira, incluindo o Presidente Bolsonaro, sem.

"Fizemos aquilo que era expectável", reagiu, mais tarde, Marcelo. "Não temos que formular juízos sobre a posição das outras delegações, menos ainda formulamos juízos sobre os anfitriões que recebiam o Presidente no Palácio da Alvorada, em sua casa".

A visita de Marcelo ao Brasil visou sobretudo a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, após incêndio que o consumiu, em 2015. Bolsonaro não compareceu ao evento, preferindo fazer um passeio de moto com apoiantes, a 600 km do local.

Na visita, o presidente português encontrou-se também com o ex-presidente Michel Temer e os antigos presidentes Lula da Siva e Fernando Henrique Cardoso.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG