"Boa sorte". Putin visitou campo de treino de civis mobilizados para a guerra

Milhares de reservistas foram convocados para o exército russo, em setembro, para fazer face aos avanços ucranianos em algumas regiões
Publicado a
Atualizado a

O presidente russo, Vladimir Putin, visitou um campo de treino para soldados mobilizados na região de Ryazan, a sudeste de Moscovo, nesta quinta-feira, de acordo com imagens transmitidas pela televisão russa.

É a primeira vez, desde o anúncio da mobilização parcial de centenas de milhares de reservistas, a 21 de setembro, que o líder russo acompanha, pessoalmente, os exercícios de treino dos civis convocados para apoiar a ofensiva russa na Ucrânia.

Num posto de tiro, deitado no chão e com um capacete de proteção, o presidente russo foi visto a disparar uma arma automática e falou com alguns soldados mobilizados. A um deles, perguntou:
"Que família tem?" "Uma filha. Tem cinco anos", respondeu o soldado mobilizado. Putin abraçou-o e desejou-lhe "boa sorte".

Oficiais militares também mostraram a Putin do que os homens mobilizados estão equipados, apresentando-lhe uma fila de soldados, alguns deles com as mochilas abertas para mostrar o material que carregavam.

"Vire-se em círculo", disse um comandante a um soldado para mostrar ao líder russo que os homens estavam adequadamente equipados.

"Estas são botas excepcionais", acrescentou, enquanto o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, que acompanhava Putin, inspecionava o calçado. "Tudo para cumprir as tarefas", disse o comandante.

A visita ocorre após relatos de que os homens mobilizados estavam a ser mal equipados, gerando algum descontentamento.

As agências de notícias estatais russas disseram que Putin também "observou exercícios práticos", incluindo exercícios de incêndio, engenharia e treinos médicos.

Mais de 200.000 pessoas foram recrutadas para o exército russo desde que Putin anunciou a mobilização, revelou o Ministério da Defesa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt