Biden assinala primeiro ano da guerra na Ucrânia com viagem à Polónia
Joe Biden vai estar na Polónia entre os dias 20 e 22 de fevereiro, anunciou a Casa Branca.
O presidente dos EUA, Joe Biden, assinala o primeiro ano da guerra na Ucrânia com uma viagem ao aliado da NATO, a Polónia, anunciou esta sexta-feira a Casa Branca.
Relacionados
Biden irá estar na Polónia de 20 a 22 de fevereiro, estando agendada uma reunião com o presidente polaco, Andrzej Duda, e também com os membros do "Nove de Bucareste", um grupo de países da NATO do leste da Europa, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.
Biden "vai discutir a nossa cooperação bilateral, bem como os nossos esforços coletivos para apoiar a Ucrânia e reforçar a dissuasão da NATO", informou.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O presidente dos EUA fará um discurso para marcar o 24 de fevereiro, "um ano da invasão brutal e não provocada da Rússia na Ucrânia, abordando como os Estados Unidos reuniram o mundo para apoiar o povo da Ucrânia enquanto defendem a sua liberdade e democracia", informou Karine Jean-Pierre.
A deslocação de Biden à Polónia também se destina a assegurar a continuação do envio de milhares de milhões de dólares em ajuda económica e militar à Ucrânia, e quando se prevê que a Rússia esteja a planear uma nova ofensiva.
A visita de Biden coincidirá com um discurso sobre o estado da nação em Moscovo do presidente russo, Vladimir Putin, marcada para 21 de fevereiro.
A Polónia é o país com o principal centro de refugiados e tem canalizado a ajuda militar ocidental, em grande parte vinda dos Estados Unidos.
Biden visitou a Polónia apenas algumas semanas após o início da invasão russa em larga escala, em curso desde 24 de fevereiro, e em dezembro recebeu em Washington o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Uma eventual deslocação de Biden a Kiev, à semelhança das visitas à capital ucraniana de diversos líderes ocidentais, ainda permanecia por confirmar, indicou a AP.
A mulher de Biden, a primeira-dama Jill Biden, fez uma visita surpresa em maio de 2022 ao oeste da Ucrânia.
Com Lusa
Notícia atualizada às 20:33