Internacional
14 agosto 2022 às 08h35

Turistas russos na Finlândia recebidos com hino da Ucrânia

A Finlândia está a preparar-se para limitar os vistos de turista emitidos a cidadãos russos.

DN/AFP

Uma multidão de pessoas reúne-se na cidade finlandesa de Imatra numa ponte com vista para os rápidos de Imatrankoski, uma das atrações naturais mais conhecidas do país nórdico.

À mesma hora, todos os dias, a barragem quase centenária do rio é aberta e a água corre por baixo da ponte, ao som da música do compositor finlandês Jean Sibelius. É uma atração popular, especialmente para turistas russos. Até Catarina, a Grande, Imperatriz da Rússia, visitou Imatrankoski em 1772.

Mas desde o final de julho, que a cidade de Imatra começa o espetáculo com o som do hino nacional ucraniano, para protestar contra a invasão russa.

A Finlândia, que partilha 1.300 quilómetros de fronteira oriental com a Rússia, também se está a preparar para limitar os vistos de turista emitidos aos cidadãos russos.

"Isso é mau para os russos que amam a Finlândia", diz Mark Kosykh, um turista russo de 44 anos que veio ver os rápidos com a sua família. "Mas entendemos o governo da Finlândia", diz

Kosykh enfatiza que há russos que não gostam da guerra. "Nem todos os russos são a favor de Putin. O governo e todas as pessoas devem entender isso."

Também na cidade vizinha de Lappeenranta, o hino nacional ucraniano é tocado todas as noites junto à câmara municipal, com vista para centros comerciais populares entre os turistas russos.

"O objetivo é expressar um forte apoio à Ucrânia e condenar a guerra de agressão", disse à AFP o presidente da câmara de Lappeenranta, Kimmo Jarva.

Muitos russos visitam Lappeenranta para comprar roupas e cosméticos, por exemplo, e matrículas russas podem ser vistas em vários carros.

No entanto, o turismo do seu vizinho oriental causou descontentamento na Finlândia devido à guerra na Ucrânia. Uma pesquisa publicada na semana passada pela emissora pública finlandesa Yle mostrou que 58% dos finlandeses são a favor da restrição de vistos de turistas russos.

"Na minha opinião, eles deveriam ser restringidos muito fortemente. Não vejo outra maneira de fazer os políticos russos pensarem", diz Antero Ahtiainen, 57, morador de Lappeenranta. Embora não tenha nada contra turistas individuais, Ahtiainen diz que o seu relacionamento com os russos mudou.

Estimulado pelo crescente descontentamento popular, o ministro das Relações Exteriores da Finlândia apresentou um plano na semana passada para limitar os vistos de turista emitidos para russos.

O país nórdico continua a ser o único vizinho da Rússia na UE sem restrições aos vistos de turista para cidadãos russos. Como os voos da Rússia para a UE foram interrompidos, a Finlândia tornou-se um país de trânsito para muitos russos que procuram viajar para a Europa.

"Muitos viram isso como uma evasão do regime de sanções", disse o ministro das Relações Exteriores Pekka Haavisto à AFP.

Embora o regime de Schengen e a lei finlandesa não permitam a proibição total de vistos com base na nacionalidade, a Finlândia pode reduzir o número de vistos emitidos com base na categoria, observou Haavisto.

"A categoria de turismo pode ser restrita em termos de quantos vistos podem ser solicitados num dia", disse Haavisto. Haavisto disse acreditar que a decisão final de adotar o plano pode ser tomada até o final do mês.

Embora muitos finlandeses estejam descontentes com os visitantes russos agora, tradicionalmente as pessoas de ambos os lados da região fronteiriça vivem em contacto próximo umas com as outras.

"Em São Petersburgo, muitas pessoas têm avôs e avós da Finlândia, como a minha esposa", diz Kosykh e acrescenta que visita a Finlândia todos os anos.

Os turistas russos também são uma fonte essencial de renda para muitas cidades fronteiriças finlandesas.

Depois de a Rússia suspender as restrições de viagem por causa da covid a 15 de julho, o número de turistas russos com destino à Finlândia aumentou firmemente. Embora os números ainda estejam bem abaixo dos níveis pré-Covid, houve mais de 230.000 passagens de fronteira em julho - mais 125.000 vistos do que em junho.

"É claro que, se os turistas russos não vierem aqui, haverá uma perda de receita para as empresas, o que é lamentável", diz Jarva. Mas Jarva acredita que há um forte apoio para limitar os vistos de turista russos. "Temos de fazer uma escolha. Apoiamos fortemente a Ucrânia".