Internacional
01 abril 2023 às 08h39

"Grande e destruidor tornado" faz dez mortos nos EUA

Foram registados mortos no Alabama, Illinois, Indiana e no Arkansas.

DN

Vários tornados têm atingido várias partes do Sul e Centro-Oeste dos Estados Unidos, tendo já causado dez mortos e dezenas de feridos em vários estados. Segundo a AP, em Little Rock, a principal cidade do estado norte-americano do Arkansas, morreu uma pessoa e foram registados duas dezenas de feridos. Outras quatro pessoas morreram em Wynne, também no Arkansas.

No estado do Illinois, uma pessoa morreu e 28 pessoas ficaram feridas, cinco de forma grave, depois da queda do teto do Apollo Theatre durante o tornado. Dentro do recinto estavam 260 pessoas.

No Indiana morreram três pessoas devido à tempestade. De acordo com a AP, um tornado matou uma mulher e causou três feridos graves em Madison County, no Alabama.

O Corpo de Bombeiros de Little Rock reportou grandes danos e destroços no extremo oeste da cidade, anunciando no Facebook que os bombeiros estavam a realizar operações de resgate.

Outros tornados foram registados nos estados de Tennessee, Iowa e Illinois.

Mais de 350 mil pessoas estão em risco perante o perigo deste "grande e destruidor tornado", conforme apelidou o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

Pelo menos 50 pessoas já foram hospitalizadas em Little Rock, Arkansas.

Já o Centro Médico Baptist Health confirmou à CNN ter recebido já 21 feridos, cinco dos quais em estado crítico.

Contudo, ainda não é possível fazer um balanço exato do número de feridos, pois os coordenadores de emergência locais ainda estão a responder aos danos causados pelo mau tempo, disse à estação televisiva o porta-voz da Divisão de Gestão de Emergências do Arkansas (ADEM), Rebekah Magnus.

Quase 70 mil pessoas no Arkansas ficaram sem energia durante a tarde desta sexta-feira, de acordo com o PowerOutage.us, que rastreia interrupções energéticas. No estado vizinho de Oklahoma, foram cerca de 37 mil.

Mais de 450 mil pessoas em dez Estados ficaram sem energia na madrugada deste sábado, de acordo com o PowerOutage.us, que rastreia interrupções energéticas. No Arkansas, 55 mil casas e negócios estão sem energia. O estado do Indiana é o que tem mais interrupções energéticas, com cerca de 99 mil casas sem energia.

"Ocorreram danos significativos no centro de Arkansas. Estou em constante comunicação com as autoridades, que estão a trabalhar para ajudar os feridos. A orar por todos aqueles que estiveram e estão no caminho desta tempestade", escreveu no Twitter a governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, que já decretou estado de emergência.

As tempestades maciças estão a atingir pelo menos 15 estados no Centro-Oeste e sul dos Estados Unidos, o que levou os meteorologistas a pedir às pessoas para se prepararem para o clima perigoso, referindo que o estado do tempo é semelhante ao de uma semana no Mississípi, onde um tornado devastador matou pelo menos 21 pessoas.

Mais de 85 milhões de pessoas receberam alertas meteorológicos por parte do Centro de Previsão de Tempestades do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, que avisam para um surto incomum de tempestades com potencial para causar granizo, rajadas de vento e fortes tornados.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por KATV News (@katvnews)

Nos estados de Missouri, Arkansas e Iowa foi avistado granizo do tamanho de uma bola de pingue-pongue.

Os principais centros urbanos com alto risco de tempestades a partir da tarde de sexta-feira incluem Chicago; Saint Louis; Little Rock e Jonesboro, no Arkansas; e Des Moines e Cedar Rapids, no Iowa.