Nove soldados dos EUA morrem em colisão de helicópteros

A colisão de dois Black Hawk ocorreu durante uma "missão de treino de rotina" no sudoeste de Kentucky.

DN
© EPA/BRANDEN BOURQUE/MARINES DOS EUA (Arquivo)

Dois helicópteros Black Hawk do Exército dos EUA colidiram no condado de Trigg, no sudoeste de Kentucky, durante uma missão de treino na noite de quarta-feira, de acordo com as autoridades norte-americanas.

Depois de o exército ter num primeiro momento falado em "várias baixas", mas sem especificar o número de vítimas, um porta-voz de Fort Campbell, de onde levantaram voo as duas aeronaves, disse ao Washington Post que o acidente causou nove mortos, todos os que se encontravam a bordo das aeronaves - quatro numa e cinco noutra.

Num primeiro comunicado, a base militar de Fort Campbell havia dito que o estado em que se encontram os "membros da tripulação é desconhecida neste momento". "O comando está atualmente focado em cuidar dos militares e das suas famílias", lê-se na nota.

O acidente com os helicópteros da 101ª Divisão Aerotransportada aconteceu por volta das 22:00 (hora local) de quarta-feira no condado de Trigg, em Kentucky , a noroeste de Fort Campbell.

O governador de Kentucky , Andy Beshear, disse que é de esperar que haja vítimas mortais. "Recebemos algumas notícias difíceis de Fort Campbell, com relatos iniciais de um acidente de helicóptero e mortes esperadas", declarou no Twitter.

Afirmou que a polícia e os serviços de emergência estavam a responder ao sucedido. "Por favor, orem por todos os que foram afetados", escreveu Beshear nas redes sociais

Fort Campbell fez saber que o incidente está sob investigação. "Mais informações serão divulgadas assim que estiverem disponíveis", afirmou.